terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Comunidade Fumace, Realengo/RJ

Parceria com o Coletivo CRUA

Tentamos nos organizar para fazer a filmagem do vídeo, botar em algum site do crowdfunding. Recebemos a ajuda de um coletivo que reside o Hotel da Loucura, chamado CRUA - Coletivo Criativo de Rua. Um grupo de amigos que fazem um trabalho bem interessante filmando e exibindo filmes sobre a cultura afro-brasileira. 

Dia 28 de fevereiro, através do Rafael Ferreira, que organizou a nossa ida para a comunidade Fumace no Realengo. A comunidade fica no caminho da zona Oeste do Rio de Janeiro, local esquecido pelo ministério da cultura. Foi perceptível a sede insaciável das crianças em saber de tudo, mexer em tudo e perguntar. 




Apresentação caoticamente linda

Uma das várias coisas que ajudou a manter a concentração delas antes da apresentação começar, foi uma pequena aula sobre circo puxada por Felipe Abreu: Para que serve a lona que chamamos de picadeiro, relação plateia público, maquiagem, palhaço. 



A apresentação foi no sábado e foi caoticamente linda. A gente pôde ver a beleza no caos e se integrar com alegria. Quando tínhamos tudo montado do lado de fora: Começa a chover muito! Todo mundo se mobiliza para levar as coisas para um lugar coberto, dentro da casa de uma senhora. 


A simplicidade do momento presente

Enquanto isso, do lado de fora as crianças aproveitam a lona armada na chuva para correr e deslizar como os jogadores de futebol no campo molhado comemorando o gol. Se divertindo rindo e vivendo a simplicidade do momento. 

Depois de decidirmos fazer a apresentação dentro da quadra, pedimos a ajuda de todas as crianças para levar a lona para dentro. 

Outro momento super divertido, cada uma pegou um pedaço da lona e saíram carregando como que leva um bandeirão de futebol, se colocaram debaixo e gritava: "ê, ê, ê, ê!!!!!".

Nos sentimos muito bem na comunidade, a gente se sentiu em casa, como se estivéssemos em nosso bairro. A galera do CRUA disponibilizou suas câmeras e seu tempo para registrar e filmar tudo. 


Foi um dia lindo demais e terminou com a comemoração do aniversário do Rodrigo, botamos a energia no lugar e partimos para o Engenho de Dentro, onde estávamos hospedados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário